Às vésperas do Dia Mundial da Água, evento discute o futuro do Paraíba do Sul

Por Movimento ODS SP em

Inserido numa das regiões mais ricas do país, o rio Paraíba do Sul pode não dar conta de abastecer no futuro próximo as cerca de 15 milhões de pessoas que dependem de suas águas. Além dos problemas recorrentes, como poluição e erosão provocada pelo uso inadequado do solo nas áreas urbana e rural, o desafio se amplia com a crise climática e ameaça a vitalidade do rio.

Diante do cenário, especialistas e sociedade civil se reúnem às vésperas do Dia do Mundial da Água para discutir a situação da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul. O evento é gratuito e organizado pelo movimento Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) São José dos Campos, formado por voluntários, de caráter apartidário, alinhado aos compromissos da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Segundo os organizadores, a intenção é abordar a importância da sociedade organizada para que os ODS sejam alcançados, especialmente o de número 6, que se refere à água potável e ao saneamento. Os 17 ODS foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e são a base de uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que devem guiar a humanidade até 2030.

Dentre os temas em debate estão a situação das águas no Brasil e no mundo, os impactos climáticos sobre a bacia do Paraíba do Sul, ameaças em torno da quantidade e qualidade das águas, o modelo de gestão e o papel dos comitês e agências. O evento também se preocupará em apresentar uma linguagem que dialogue com todas as representações da sociedade da região.

Estão confirmados para as mesas de discussão pesquisadores de entidades como Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), membros das diretorias dos Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CBHPS) e da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP).

Com mais de 62 quilômetros quadrados de extensão, a bacia do Paraíba do Sul engloba 184 cidades nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Sua região de influência é responsável por 12% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. As águas são importantes para abastecimento público, diluição de esgotos, geração hidrelétrica, uso industrial, irrigação, pesca, aquicultura e recreação.

O que e quando?

2o Encontro Conexões ODS: As Águas e a Sociedade no Vale do Paraíba

15 de março, das 8h30 até 16h30

Onde?

Auditório do Sincomércio

Av. Nove de Julho, 211 – São José dos Campos

Inscrição gratuita

Contato para imprensa

Nádia Assad: (12) 981696506 e Nádia Pontes (12) 988206367

Categorias: Destaque

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *